A qualidade da energia elétrica em hospitais, clínicas e laboratórios
Ambientes hospitalares possuem diversos dispositivos de alto valor agregado extremamente sensíveis a oscilações na rede elétrica. Como exemplo podemos citar equipamentos de diagnóstico por imagem. Ou seja, qualquer oscilação na rede elétrica pode afetar o resultado do exame, desligar o equipamento ou até mesmo danificá-lo.
Dessa forma, dentro desse contexto fica evidente a necessidade do monitoramento constante da qualidade da energia elétrica consumida, tanto a energia oriunda da concessionária quanto de sistemas de geração própria (grupos geradores, sistemas fotovoltaicos, entre outros).
A importância da qualidade da energia elétrica em ambientes hospitalares
No campo da saúde é muito comum manter a operação de alguns sistemas 24h por dia, 7 dias por semana. Ou seja, qualquer interrupção no fornecimento de energia pode comprometer informações, medicamentos, insumos e até mesmo a vida de pessoas.
Toda essa operação deve ser mantida por uma equipe especializada que atue rapidamente em caso de falha e que estabeleça em um plano de manutenção preventiva de toda a rede elétrica.
Conheça as falhas que podem ocorrer
Os problemas que podem interferir na qualidade da energia são de natureza interna e externa. Oscilações vindas da rede da concessionária, problemas produzidos na própria instalação, através de equipamentos que fazem parte infraestrutura do ambiente. Como geradores, sistemas de iluminação, capacitores, elevadores e cargas não-lineares em geral. Os fenômenos observados podem ser variações de tensão, aumento nos valores de distorção harmônica na rede, desequilíbrio de fases, flutuação de tensão, entre outros.
Como consequência a esses fenômenos poderão ocorrer o acionamento de sistemas de proteção, reinicialização de equipamentos, interrupções temporárias no fornecimento de energia e queima de dispositivos e equipamentos utilizados no hospital. Em alguns casos essa queima poderá trazer prejuízos significativos, dependendo do tempo de parada e custos para manutenção.
Como resolver esse problema?
PowerNET MQ-700
O PowerNET MQ-700 é um analisador da qualidade da energia classe S conforme IEC 61000-4-30 e IEC 62586. Desenvolvido para realizar o monitoramento permanente de todos os parâmetros de qualidade estabelecidos no PRODIST (Procedimento de Distribuição) da ANEEL, além disso, é o equipamento mais indicado para aplicação em ambientes hospitalares. Dessa forma, dispõe de memória de massa para registro dos eventos, três interfaces de comunicação distintas integrado em sistemas de supervisão.
Assim como, acompanha o software PowerMANAGER Desktop PRO como ferramenta para análise de dados e geração de gráficos e relatórios em conformidade com as normas vigentes no país.
Ou seja, com este equipamento será possível ver todos os eventos relacionados a energia elétrica, gerar laudos para análise do fornecimento da concessionária e diagnosticar problemas relacionados a agentes internos da rede.
Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este