A lei n° 9.074 sancionada em 1995 foi responsável para começar a livre comercialização de energia no país, possbilitando o abastecimento através da livre concorrência. Entretanto, somente em 1999 se iniciou o processo crescente de entrantes no Mercado Livre, cujo segundo dados da CCEE o consumo atual de energia já representa cerca de 32% do setor elétrico nacional. Diversos segmentos foram convencidos de que escolher o seu próprio fornecedor de energia e ter a sua própria forma de contratação é a melhor opção. Além de poder negociar livremente preços, prazo e montante, com custos mensais regulados. Portanto, as vantagens do Mercado Livre de Energia chamam a atenção de quem busca maneiras de economizar.
Você conhece o mercado livre e as suas vantagens? Pensando nisso, nós da IMS preparamos esse material com tudo que você precisa saber.
Quais são as vantagens do Mercado Livre de energia?
Tenha o poder de escolha em suas mãos
Diferente do mercado cativo, onde sua empresa é obrigada a ser abastecida pela mesma concessionária que distribui a energia elétrica da sua região. Já no Ambiente de Contratação Livre, a sua empresa pode escolher o fornecedor de energia, seja através de uma geradora ou através de uma comercializadora.
Ao ter um sistema aberto à concorrência, o consumidor livre tem a grande oportunidade de comparar os diferentes produtos ofertados pelos fornecedores, podendo negociar montante, prazos, preços e avaliando quais são as melhores condições contratuais para a sua empresa.
Além disso, quando comparado a outros fatores, essa condição mercadológica ainda garante a existência de preços menores no que no Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Dessa maneira, uma vez que as tarifas ACR são originárias de um agente único, distribuidor local, através de tarifas reguladas, adicionadas de bandeiras tarifárias e outras instâncias pela ANEEL.
Consiga os menores preços
De acordo com um levantamento publicado em janeiro de 2021 pela Associação Brasileira dos Comercializadores de energia (ABRACEEL) averiguou que a tarifa de energia média das distribuidoras para os clientes cativos é de 279 R$/MWh. No mercado livre, esse valor é de 160 R$/MWh, isso representa uma economia de 57% no Mercado Livre de Energia. Lembrando que esse percentual pode variar de acordo com as especificidades de cada empresa, tais como localização, perfil de carga e segmento.
Por conta da ausência das obrigações tarifárias do mercado cativo, a busca por melhores condições de negociação no Mercado Livre aumenta a procura por soluções personalizadas, a preços mais competitivos. Ou seja, quanto mais consolidada a geradora ou comercializadora for, maiores são as chances de garantir economia com a segurança de que seu negócio precisa.
A sustentabilidade e o uso de energia renovável
No ambiente livre, as empresas comprometidas com a sustentabilidade podem escolher utilizar energia de fontes incentivadas (advindas de geração eólica, solar, pequenas hidrelétricas e/ou biomassa). Esses tipos de fontes, apesar de ainda serem mais caras do que a energia convencional, costumam oferecer descontos nas tarifas de distribuição e transmissão.
Outro produto que vem ganhando destaque no setor de energia é o “I-REC” Certificado Internacional de Energia Renovável. Cada certificado equivale a 1 MWh consumido. Ou seja, tem direito de emitir esses certificados usinas de geração de fonte hidráulica, eólica, solar e biomassa.
Além disso, esse certificado é responsável por comprovar que a eletricidade consumida pela empresa é fruto das fontes renováveis de energia e ainda pode reforçar o engajamento da companhia com a diminuição de gases nocivos e com a expansão da matriz elétrica renovável, o que vai demonstrar compromisso, credibilidade, transparência e responsabilidade da empresa com o meio ambiente.
A compra e venda de excedentes
Uma das maiores vantagens do Mercado Livre é quanto aos excedentes de energia. Quando entra para o Mercado Livre de Energia a empresa passa a receber o montante estipulado no contrato, que deve ser meticulosamente projetado de acordo com as instâncias sazonais. Além disso, o contrato ainda poderá considerar um volume uniforme ou ainda poderá prever percentuais de sazonalidade, flexibilidade e modulação. Lembre-se que esses montante devem ser bem estudados e projetados para garantir o devido estabelecimento.
Probabilidade de orçamento
Através do contrato bilateral entre o consumidor e o agente fornecedor, serão definidas as condições comerciais, entre elas o volume de energia e o preço que será adquirido pelo contratante. Ou seja, mesmo com os indicadores de reajuste inflacionário aplicados, que também são definidos no contrato, esse modelo de negociação permitirá que você tenha uma maior previsibilidade dos gastos com energia.
As empresas que não querem levar sustos com flutuações de preços podem encontrar no Mercado Livre um grande potencial de estabilidade das suas despesas com energia.
Gostou das dicas? Acesse nosso site e conheça as nossas soluções energéticas. Por fim, acesse os conteúdos relacionados para ver muitas outras dicas como está. Além disso, confira nossas redes para saber ainda mais sobre alternativas de energia e maneiras de economizar nesse sentido.