O consumo de energia elétrica está crescendo a cada ano, e com isso, a conta de luz também. O mercado industrial se atenta cada vez mais a essa questão, buscando soluções inovadoras para economizar energia. Nesse sentido, com o avanço das tecnologias da internet das coisas, é possível economizar energia através de alguns dispositivos inteligentes. Esse cenário proporciona uma revolução para a economia de energia, e gestores focados no sucesso procuram maneiras de se adaptar a ele. Conheça algumas dessas soluções e fique atento a como a internet das coisas pode auxiliá-lo a economizar energia!
Continue lendo e descubra 4 maneiras de economizar energia através da internet das coisas.
O que é a Internet das coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) é um termo que é utilizado para descrever a conexão de objetos, dispositivos, sistemas e muito mais à Internet. Na Internet das Coisas, dispositivos de alta tecnologia são conectados a redes que podem coletar, monitorar e compartilhar dados com outras tecnologias. Isso significa que os usuários podem controlar e monitorar seus dispositivos remotamente por meio da Internet!
A IoT possui diversos usos no mundo moderno, e as maneiras que ela pode ser usada para economizar energia com a troca de dados entre dispositivos e a Internet é revolucionária para esse meio.
4 maneiras de economizar energia com a internet das coisas
Monitoração e registro do consumo de energia
Os sensores da IoT permitem que as empresas registrem e monitorem o uso de energia em tempo real. Esta coleta de dados permite a detecção precoce de falhas e otimização da performance do sistema elétrico. Além disso, com essa ferramenta, é possível identificar a eficiência de seus dispositivos, criando oportunidades para buscar melhorias em sua energia, e economizá-la com um uso mais consciente.
Economia de energia
Com a IoT, é possível a configuração de dispositivos para funcionarem somente quando necessário, o que garante que não haverá dispositivos desperdiçando energia inutilmente. Essa técnica conhecida como “agendamento” permite que os usuários economizem energia ao configurar os dispositivos para se ligarem e desligarem de acordo com uma agenda previamente definida.
Controle remoto da energia
As tecnologias da IoT também permitem o controle do consumo de energia em vários dispositivos simultâneos, de forma remota. Isso significa que, em vez de desperdiçar energia em dispositivos que não estão sendo usados, as empresas podem ajustar as configurações para diminuir o consumo de energia onde for necessário e economizar assim recursos preciosos.
Otimização da gestão de energia
Através dos dispositivos em que é aplicada, a IoT permite otimizar o processo de gestão de energia. Esta tecnologia possibilita que os gerentes de energia identifiquem problemas antes que eles se tornem críticos, o que garante que o sistema elétrico seja utilizado da forma mais eficiente possível. Com a melhoria da eficiência energética, seu sistema produz mais pela mesma demanda.
PowerMANAGER IoT
O PowerMANAGER IoT é a plataforma inovadora da IMS para gestão de energia elétrica! Além de supervisionar e monitorar o seu sistema de energia, ela ainda contempla uma série de utilidades.
Nela, é possível utilizar diversas ferramentas para a análise e diagnóstico da rede de energia, completamente através da web. Dessa maneira, ela dispensa a necessidade de computadores e servidores para armazenamento de dados.
Além disso, ela permite que consultores façam o gerenciamento e acompanhamento de possíveis falhas ou desvios de energia de forma remota, economizando o seu tempo e dinheiro com deslocamentos.
Em suas aplicações em estabelecimentos industriais ou comerciais, o software possibilita o acompanhamento em tempo real da demanda contratada, fator de potência e consumo de energia. Assim, você evita ultrapassagens e gastos desnecessários que podem ocasionar multas.
Venha utilizar essa solução inovadora em seu sistema! Acesse nosso site e agende sua demonstração. Além disso, conheça mais sobre nossos produtos e serviços através de nossas redes sociais e blog, onde contamos com ainda mais conteúdos sobre energia.