Confira 5 dicas para aumento da eficiência energética de uma instalação elétrica agora mesmo.
A busca pelo uso racional de energia é tema recorrente em qualquer empresa que busca economia sem prejuízos a sua operação. Com o avanço tecnológico foi possível aumentar significativamente a eficiência de máquinas e equipamentos utilizados nos mais variados segmentos de mercado. Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2005 a 2019 todos os setores do país apresentaram aumento em seu índice de eficiência energética.
A eficiência energética tem papel fundamental para o atingimento do desenvolvimento sustentável, sendo reconhecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Dentro deste contexto, apresentamos 5 dicas comuns a quem busca atingir maior índice de eficiência energética em sua empresa.
1. Substituição de equipamentos de baixo desempenho energético
É fundamental que seja feito um levantamento do desempenho de máquinas e equipamentos presentes em uma instalação elétrica, principalmente as de maior consumo. Através dessa análise será possível identificar cargas não eficientes e avaliar sua substituição por uma versão mais moderna e com menor consumo de energia.
2. Ajuste de enquadramento tarifário
Consumidores do grupo A estão constantemente sujeitos às variações na tarifa de energia. É fundamental dispor de uma ferramenta para monitoramento e simulação de mudança no enquadramento tarifário, dessa forma será possível mensurar e projetar os gastos com energia. Gastar menos energia também é uma ação de eficiência!
3. Controle da demanda e fator de potência
Realizar o controle da demanda e do fator de potência evitará a incidência de multas frente a distribuidora de energia. É recomendável que um controlador automático seja responsável por este controle, pois assim eliminamos a possibilidade de falha humana além de garantir a correção em tempo integral.
4. Monitorar o consumo de energia setorial
Fazer o monitoramento de energia setorial permitirá traçar a curva de carga de determinada área, departamento ou filial. Dessa forma o gestor poderá facilmente identificar desvios nesse perfil, que sinalizarão uma anomalia. Além disso, o monitoramento pode ser usado para comparar o desempenho de diferentes áreas ou filiais e mensurar o custo com energia de determinado produto ou linha de produção.
5. Implantar um software de gestão de energia
O software de gestão vem como uma ferramenta para automatizar todos os processos citados anteriormente. Além disso, através do registro e armazenamento de dados de medição será possível identificar cargas não eficientes, o perfil de consumo da instalação, o fim da incidência de multas impostas pela concessionária e ainda simulações de conta para fins de auditoria e mudança de enquadramento tarifário.
Gostou das 5 dicas para aumento da eficiência energética de uma instalação elétrica?
Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este