Configuração PRODIST nos analisadores IMS 

Uma das principais aplicações dos analisadores portáteis de energia da IMS são campanhas de medição em conformidade com a norma ANEEL PRODIST Módulo 8. Na configuração dos analisadores existem diversos parâmetros que tem relação direta com os requisitos da norma, portanto seu correto ajuste é fundamental. Na dica de Suporte deste mês demonstraremos como se certificar de que a configuração do analisador está em conformidade com os requisitos da norma.

O procedimento consiste basicamente em aplicar o padrão de fábrica, que foi definido pensando no atendimento a norma, e alterar a relação de TP (para medições em média/alta tensão) e tensão declarada.

ATENÇÃO: Este procedimento não é recomendado para equipamentos que disponham comunicação via Bluetooth ou GPRS. O procedimento de alteração dos valores de Primário e Secundário de TP não é necessário para medições em baixa tensão (inferiores a 500V). Para maiores esclarecimentos, contatar o Suporte Técnico da IMS.

 

Após energizar o equipamento pressione duas vezes a tecla F3 até chegar ao Menu Principal.

Pressione seta para esquerda para posicionar o cursor no menu de configurações (CFG) e em seguida a tecla Enter para acessa-lo.

Use as setas de navegação para posicionar o cursor sob o menu RST e em seguida pressione Enter para aplicar o Padrão de Fábrica. Siga as instruções para confirmação da operação.

Em seguida é necessário alterar os parâmetros que podem variar de acordo com as características da instalação que será monitorada. Estes parâmetros são: A Relação de TP, quando a leitura for feita em média ou alta tensão, e a Tensão Declarada (Udin).

Retorne ao Menu Principal usando a tecla F3 e acesse novamente o menu CFG.

Em caso de medição em média/alta tensão, acesse o menu SYS e use a tecla seta para baixo para ter acesso aos parâmetros de TP.

Nos campos Primário TP e Secundário TP devem ser configurados os valores do TP de medição onde o analisador será instalado. Para editar os campos, pressione a tecla Enter e ajuste primeiramente o valor de Primário TP. Em seguida pressione Enter para acessar o parâmetro Secundário TP e altera-lo. Por fim, pressione Enter novamente para confirmar as alterações. Se o procedimento for bem-sucedido, o valor de RTP será recalculado de forma automática.

O próximo parâmetro é a Tensão Declarada (Udin). Este parâmetro é a referência utilizada pelo equipamento para monitoramento dos distúrbios de tensão, portanto seu ajuste correto é fundamental para este tipo de medição.

Pressione a tecla F3 até retornar ao Menu de Configurações.

Utilize as setas de navegação para posicionar o cursor no menu PQ e pressione Enter para acessa-lo. Em seguida utilize a tecla seta para esquerda para chegar a tela que apresenta o parâmetro Udin.

Pressione a tecla Enter para habilitar e edição do parâmetro e as setas de navegação para ajusta-lo. Em seguida pressione Enter novamente para confirmar a alteração.

A última etapa consiste no início da coleta de dados. Para executa-la, mantenha pressionada a tecla F2 por três segundos para acessar a tela LOG Status.

Nesta tela, mantenha a tecla Enter pressionada por três segundos para iniciar a coleta de dados. Caso o procedimento seja bem-sucedido, o Status deve mudar de PARADO para SINCRONIZANDO.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte Técnico da IMS através do e-mail suporte@ims.ind.br ou pelo telefone (51)33822315.

 

ATENÇÃO: Este procedimento não é recomendado para equipamentos que disponham comunicação via Bluetooth ou GPRS. O procedimento de alteração dos valores de Primário e Secundário de TP não é necessário para medições em baixa tensão (inferiores a 500V).

Voltar às Noticias

Power News

- Assine e receba nossas novidades!

Nova Senha

Enviamos um e-mail com uma senha temporária, utilize-a para criar uma nova senha!

Aguarde...