A telemetria é uma tecnologia que permite uma medição remota da energia elétrica e de suas operações. Além disso, ela também é considerada um dos principais processos para digitalizar o setor elétrico. Entretanto, ela também serve para realizar o monitoramento do uso de água, gás e outras utilidades, por exemplo.
Essa medição é feita pela distribuidora, que busca faturar e fornecer os dados de consumo de energia. Através disso, dados como energia ativa, reativa e fator de potência, apontados e registrados por medidores de energia, em intervalos de 15 em 15 minutos transferidos para uma memória de massa.
A telemetria de energia
Quando aplicada na energia elétrica, a telemetria torna possível o monitoramento do consumo de energia elétrica em diferentes ambientes, sendo muito útil para indústrias, instalações comerciais e até mesmo para residências.
Além disso, esse recurso ainda facilita compreender maneiras de consumir de forma muito mais eficiente e ainda possibilita a adaptação de operações, para melhorar o desempenho de setores e identificar anormalidades que possam estar acontecendo.
Ao implementar a telemetria, o usuário faz um processo de discretização do dado de energia, que o torna menos complexo. Isso porque, ele deixa de enxergá-lo em uma pequena tela de um medidor, ou apenas nos números da fatura de energia elétrica, e passa a visualizar todos os dados em dashboards e relatórios.
Além disso, a telemetria de energia elétrica ajuda para que tudo isso esteja em uma base de dados, de forma totalmente automática. O que garante um acompanhamento fácil e rápido. Dando a oportunidade para que o usuário verifique esses dados até mesmo pela tela de um celular e possibilite ações que não somente vão economizar tempo, como também vão abrir possibilidade para economia de custos.
A medição de energia e aplicação da telemetria
A aquisição desses dados feita através da instalação de equipamentos que irão fazer a medição dos parâmetros elétricos do local, e esses dados são enviados a uma plataforma onde haverá a análise das informações coletadas.
Por exemplo, para aqueles que utilizam a energia solar, esse sistema gera mais confiabilidade em relação aos dados, mas também serve para indústrias e residências no geral.
Os benefícios da telemetria
- Melhora a gestão de perdas na rede de distribuição;
- Reduz os custos operacionais através da telemetria de dados;
- Aumenta a segurança e a produtividade dos funcionários sem a necessidade de coletas manuais;
- Integra com o sistema de faturamento;
- Disponibiliza um arquivo para geração automática de fatura;
- Emite alertas de não conformidades;
- Melhora a relação comercial – disponibilizando os dados para os seus consumidores.
PowerNET A-067
O PowerNET A-067 é um equipamento de comunicação RS-485 para 3G/GPRS com envio de dados de forma automática para a plataforma PowerMANAGER IoT. Além disso, ele pode ser utilizado como leitor da saída de usuário (SSU) de medidores de energia elétrica compatíveis com o padrão óptico NBR-14522 (CODI/ABNT). Com memória para armazenamento de até 2 dias para recuperação dos dados em caso de falha da operadora de telefonia. Por fim, a parametrização do PowerNET A-067 pode ser feita através da rede wi-fi via página de diagnóstico.
Gostou do nosso conteúdo ou está em busca de um equipamento para realizar a telemetria? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.