O termo gestão eficiente pode significar muitas coisas para quem escuta. Para alguns, essas palavras podem assustar e soar como algo estranho, mas para quem usa a gestão nas indústrias e fontes de energia, sabe o quanto ela ajuda nos negócios. 

Sem ela, os colaboradores perdem a oportunidade de contribuir com uma cultura de crescimento sustentável que visa na expansão dos negócios e na diminuição dos custos, beneficiando a empresa de todas as formas.

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso de uma indústria. Independente do que a empresa trabalhe, a energia faz parte do processo produtivo, por isso, qualquer tipo se encaixa nesta situação. 

Mas afinal, qual a importância de ter uma gestão eficiente de energia?

A gestão eficiente das indústrias e fontes energia é uma forma inteligente de reduzir e controlar os custos com energia elétrica dentro de uma empresa, aumentando a competitividade do negócio e sua sustentabilidade no mercado. Ou seja, visam fazer mais com menos. Com a gestão, a indústria não vai precisar abrir mão da quantidade de energia elétrica necessária para o seu funcionamento, e sim apenas usar de uma forma que não polui e gaste menos.

Com os custos energéticos subindo nos últimos anos, as empresas que prezam por investir em uma gestão de suas fontes de energia de forma mais consciente acabam sendo destaque em relação às outras. 

Isso se dá porque o insumo energético mal gerido limita diretamente no crescimento de uma indústria e, consequentemente, em maiores despesas. 

Com isso, através de uma perspectiva sistêmica, a eficiência energética analisa, de maneira integrada, as formas de garantir a máxima eficiência dos equipamentos com o uso de recursos inteligentes.  

Porque as indústrias precisam desta gestão?

Ela possui valor para as empresas que procuram um caminho ou uma solução mais econômica. Por isso, vamos te explicar alguns motivos que fazem a gestão de energia ser a escolha certa para o seu negócio. 

Economia

A importância da redução de energia que precisamos incorporar em nossas rotinas traz uma vantagem quanto ao financeiro. Simples atitudes podem mudar a sua fatura da sua indústria no final do mês. 

Pensando por este viés, a gestão energética gera soluções para a diminuição dos gastos com fontes de energia, aumentando o aproveitamento dos equipamentos e aperfeiçoando o sistema de produção, sem desperdícios e riscos, é claro. 

Sabemos que grandes indústrias precisam de fontes de energia mais intensas para suas produções, mas o que muitos não sabem é que isto não é sinônimo de gastar mais do que o necessário.  

A eficiência energética fornece todos os recursos indispensáveis para a redução de custos operacionais. Tanto na hora da manutenção que é mais facilitada quanto na solução técnica que seria a otimização.

Manutenção facilitada 

Quando a matriz energética precisa de expansão, o valor cai diretamente no bolso da indústria. Ao incluir uma melhor gestão, não vai ser necessário o esforço da manutenção, porque como a otimização é feita através de um sistema inteligente, os riscos de falhas ou problemas são menores.

Menor impacto no meio ambiente

Por isso, é importante pensar como uma indústria sustentável a deixa a frente de tudo. O processo vai impactar menos sem tirar da sua produção. Portanto, um dos maiores fatores relevantes da gestão eficiente de energia são as boas práticas que diminuem o impacto da indústria no meio ambiente. 

Interessante, não é mesmo? A questão de não passar dificuldade para ser uma indústria exemplar é o que mais chama atenção neste processo. 

Para finalizar as explicações, vamos te deixar mais um destaque no nosso sistema. A gestão eficiente das fontes de energia possui uma finalidade de reduzir os custos sem reduzir o desenvolvimento, mas você sabe como?

Simples, ocorrem dois tipos de reduções:

Redução na fatura 

Com a administração das indústrias e fontes de energia, é descartado o uso de energia desnecessária, causando assim na redução da fatura. Beneficiando a indústria e claro, a produção – já explicaremos o por quê. 

Redução de energia

Sabemos que reduzir a energia assusta, até porque é ela que faz as indústrias produzirem. Entretanto, a otimização não vai tirar a sua energia e sim diminuir o volume necessário para uma operação. Isto é, sua produção vai conseguir ser mais eficaz com menos energia.  Mantendo a mesma demanda de produção – ou até mais- sem interferir no resultado. Economiza no financeiro, mas não no produtivo.

Com isso, ao aderir ao uso do software de gerenciamento de energia, a indústria deixa de impactar no meio ambiente e soluciona o seu maior empecilho: o custo absurdo de energia. 

Sua relevância no mercado se dá de forma gradativa, pois quanto mais indústrias se encaixarem neste modo sustentável, mais influência no mercado elas vão ter. Tornando-se exemplos que influenciam outras indústrias a se encaixarem neste perfil. 

Portanto, não pense duas vezes antes de expandir seu sistema elétrico. Adote atitudes simples e sustentáveis sem interferir no seu poder produtivo. 

A IMS atua no ramo de soluções de gestão energética inteligente para indústrias e fontes de energia. Com ela você vai ter acesso a dados em tempo real sobre seus gastos de consumo e ter a melhor equipe para decidir e organizar a sua eficiência energética.

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este