Gestão de energia em indústrias/hospitais/universidades

A gestão de energia pode ser resumida como uma série de ações focadas na redução do consumo e manutenção da operação. Em outras palavras, gestão de energia é fazer a mesma coisa consumindo menos energia. Além disso, para definição das estratégias e para atingimento deste objetivo é fundamental mensurar o insumo desejado, seja energia elétrica, água, gás, etc. Ou seja, através deste acompanhamento seremos assertivos na busca por oportunidades de melhoria no processo de gestão.

As vantagens da implantação do processo de gestão podem ser observadas na esfera monetária e ambiental. Com isso, a organização que gerencia sua energia consome menos, reduzindo custos operacionais e contribuindo positivamente para o meio ambiente.

Quer saber como fazer a gestão de energia em indústrias/hospitais/universidades? Nós da IMS preparamos um material com algumas dicas para você colocar esse gerenciamento em prática. Continue lendo e saiba mais!

Como realizar a gestão de energia em indústrias/hospitais/universidades?

Primeiramente, para realizar uma boa gestão de energia em indústrias/hospitais/universidades não existe uma fórmula mágica. Ou seja, é necessário entender a individualidade que cada empresa possui e estudar os dados para poder tomar decisões a partir disso.

 Entretanto, existem algumas dicas que podem lhe ajudar:

 Procure entender mais sobre o tema

Primeiramente, é necessário entender sobre o seu próprio negócio, qual enquadramento tarifário atual, áreas/setores/máquinas que consomem energia e em quais períodos do dia/mês/ano o consumo é maior. Através disso você vai conseguir entender qual é o verdadeiro impacto que o mau gerenciamento de energia está causando na sua empresa.

De nada adianta procurar a solução para um problema que você ainda nem sabe qual é. Ou seja, busque empresas, sites e conteúdos que abordam estes assuntos.

Além disso, aqui em nosso blog você encontra diversos conteúdos sobre o tema que podem te ajudar nisso.

Avalie a troca de equipamentos

Após se aprofundar sobre os pontos destacados no item anterior, saberemos quais as cargas que consomem mais energia. Avalie seu desempenho e se é economicamente vantajoso fazer a troca por uma versão mais eficiente. Ou seja, muitas vezes o valor investido pode retornar muito rapidamente através da economia de energia gerada.  

Além disso, para deixar esse processo ainda melhor, melhore a infraestrutura da empresa, aumente a frequência das rotinas de supervisão e manutenção, tanto para identificação dos pontos ineficientes quanto para acompanhamento do desempenho pós-intervenção.

 Simule a migração para o mercado livre de energia

Você já conhece o mercado livre de energia? Ele é um ambiente competitivo onde os participantes podem negociar a energia diretamente com os fornecedores. Além disso, entre os benefícios estão preço, quantidade e disponibilidade de energia, período de suprimento, pagamento, dentre outras.

Negociar o valor da energia diretamente com os fornecedores acaba diminuindo o custo desse insumo. Dessa forma, é possível escolher fontes renováveis de energia contribuindo para um desenvolvimento ainda mais sustentável.

Lembre-se de que existem regras para tornar uma empresa elegível à migração para o mercado livre. Procure empresas especializadas em comercialização de energia para saber mais detalhes.

 Realize o gerenciamento de energia com a IMS

PowerMANAGER IoT

Plataforma para gerenciamento de energia, a sigla IoT que compõe o nome do sistema se refere a internet das coisas, o sistema possui uma interface de transmissão de dados via internet. Essa transmissão por sua vez torna possível o acompanhamento remoto, de qualquer lugar no horário em que você preferir. Além disso, não é necessário alocar computadores ou servidores para realizar a instalação do sistema.

 As vantagens de utilizar o sistema

  • Eliminação de multas e desperdícios;
  • Relatórios completos;
  • Plataforma clara e intuitiva;
  • Equipe de Suporte Técnico para apoio durante implantação e operação.

Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.