As energias limpas são conhecidas como um tipo de energia em pleno desenvolvimento que estão vinculadas com a atual preocupação de preservar o meio ambiente e a crise das energias esgotáveis. Totalmente livres de poluição e resíduos, as energias limpas são diferentes das energias renováveis.
Há alguns anos o planeta terra está diante de uma crise climática e energética e é nosso dever como sociedade encontrar as melhores soluções e realizar políticas e medidas que diminuam ou acabem com esses problemas. Nesse sentido, uma forma super conhecida e eficiente de fazer isso é utilizando as energias limpas.
Você sabe o que são as energias limpas e como elas funcionam? Sabendo a importância desse tema, nós da IMS preparamos esse material para tirar todas as suas dúvidas. Portanto, continue lendo e saiba mais!
As energias limpas
As energias limpas são sistemas de produção de energia que deletam qualquer tipo de poluição, principalmente aquelas provenientes da emissão de gases de efeito estufa como o CO2, que são causadores das mudanças climáticas. Por isso, as energias limpas fomentam nossos progressos de preservação do meio ambiente e mitigação da crise de energias esgotáveis, como o gás ou o petróleo, por exemplo.
Energias limpas X Energias renováveis
A energia limpa e a energia renovável são conhecidas como dois conceitos que na maioria das vezes costumam estar interligados, porém não possuem o mesmo significado, sendo necessário apontar as suas diferenças. Sendo uma das principais a poluição. Muitas pessoas não sabem, mas as energias renováveis podem acabar causando a poluição.
O biogás ou o biodiesel são considerados fontes de energia renováveis por terem suas origens naturais e inesgotáveis, por exemplo. Entretanto, diferente da grande maioria das energias renováveis eles são capazes de poluir com a sua combustão, emitindo gases de efeito estufa.
Ou seja, as energias limpas não poluem, por isso, podemos afirmar que a maioria das fontes de energias renováveis também é limpa.
Conheça as energias limpas mais comuns e como elas funcionam
É importante que você saiba que a maioria das energias limpas também é considerada renovável. Conheça as mais comuns:
Energia eólica
A energia eólica é conhecida como uma fonte de geração limpa, renovável, autóctone e inesgotável que se consegue ao transformar em eletricidade a energia cinética do vento. Além disso, ela pode ser de dois tipos, isso vai depender de onde estiverem os aerogeradores:
- Energia eólica onshore: Utiliza as correntes de ar produzidas na terra.
- Energia eólica offshore: Utiliza a força do vento que se produz em alto mar, onde o vento atinge uma velocidade superior e muito mais constante.
Energia fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é conhecida como um tipo de energia limpa, renovável, autóctone e inesgotável que é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, usando uma tecnologia que é baseada no efeito fotoelétrico.
Energia hidrelétrica
A energia hidrelétrica é conhecida como uma fonte de energia limpa, renovável e isenta de emissões e autóctone que aproveita a força da água ao cair de uma cascata ou desnível para produzir eletricidade. Nesse sentido, você encontra as usinas hidrelétricas de bombeamento para esse tipo de energia. Esse método de armazenamento energético de grande escala é considerado atualmente um dos mais eficientes.
Energia de hidrogênio verde
O hidrogênio verde está baseado na geração de hidrogênio conhecido como um combustível universal, leve e super reativo. Essa geração ocorre através de um processo químico conhecido como eletrólise. Além disso, esse método é conhecido por utilizar a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por isso, caso essa eletricidade seja obtida através de fontes renováveis, então você produzirá energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.
Energia da biomassa
A energia da biomassa é considerada uma fonte de geração limpa e renovável. Ela é responsável por produzir eletricidade através da combustão da matéria orgânica procedente da natureza. Além disso, ainda pode ser utilizados resíduos orgânicos proveniente das atividades humanas para produzí-la.
Energia geotérmica
Esse é um tipo de energia limpa, renovável, autóctone e inesgotável que aproveita o calor que irradia o centro da terra através de usinas situadas em jazidas. Dessa maneira, as jazidas de energia geotérmica podem ser de água quente ou secas.
Energia das marés
Essa é considerada uma fonte de energia limpa, renovável, autóctone e inesgotável que transforma em eletricidade a força das marés.
Energia nuclear
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a energia nuclear é limpa durante a sua geração. Ela também é praticamente inesgotável devido às reservas de urânio atuais, que permitem que ela continue sendo produzida na mesma quantidade durante milhares de anos.
É fato que a maioria dos reatores nucleares emite vapor de água na atmosfera. Além disso, é claro de CO2, metano e outros tipos de gases poluentes que acabam agravando a crise de mudanças climáticas e que não entram nessa equação. Além disso, é importante que você não esqueça que é possível gerar uma grande quantidade de energia com uma só usina através do enorme poder da energia nuclear.
Essa energia pode ser obtida de duas formas: através da fusão e fissão nucleares. Dessa maneira, na fusão a energia se libera quando os núcleos dos átomos se combinam ou se fundem entre si para criar um núcleo ainda maior. Já na fissão nuclear, os núcleos se separam formando outros menores e através disso liberam energia.
As vantagens das energias limpas
Como você viu existem diversos tipos de energia renováveis. Mas você sabe o que elas têm em comum?
- São muito mais ecológicas: é importante que você saiba que nenhuma das energias gera gases de efeito estufa nem outras emissões poluentes na atmosfera;
- Elas são ilimitadas: a maioria dessas energia é obtida através de recursos inesgotáveis da natureza ou possuem uma rápida regeneração, essa é a razão pela qual podemos utilizá-las de uma maneira muito mais pertinente e ilimitada;
- São muito seguras: elas não possuem riscos suplementares, como a nuclear, por exemplo, e seu desmantelamento é super simples, já que não faz falta cuidar de seus resíduos após a finalização da exploração;
- Tornam muito mais fácil a independência energética: como são produzidas a partir de recursos naturais, distribuídos por todo o planeta, as energias limpas permitem aos países e regiões que eles desenvolvam tecnologias próprias para não dependerem energeticamente de outras nações;
- Proporcionam a criação de empregos e ainda incentivam a economia local: as instalações de energias limpas necessitam de muita mão de obra, tanto para construção como quanto para manutenção e operação, isso acaba criando postos de trabalho e consequentemente acaba dinamizando a economia do país.
Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas! Caso ainda reste alguma, acesse nosso site e entre agora mesmo em contato com um de nossos colaboradores. Por fim, acesse os conteúdos relacionados para ver muitos outros materiais como este.