A redução de gastos com energia elétrica para empresas
A redução de gastos com energia elétrica é essencial para melhorar a precificação dos produtos, além de ajudar a aumentar a lucratividade e tornar o negócio muito mais competitivo. Ou seja, a diminuição do consumo de energia elétrica em grandes empresas pode acabar fazendo uma grande diferença nesses resultados.
Um dos principais problemas é que a utilização de políticas equivocadas no setor elétrico acabou aumentando o valor da conta de luz em 31,5% entre 2014 e 2017. Em um cenário como este, com máquinas, equipamentos de refrigeração e aparelhos eletrônicos extremamente importantes para comandar a rotina das empresas, uma das maiores dúvidas têm sido como reduzir o consumo de energia elétrica no país com a 6° energia mais cara do mundo?
Esse é um fator extremamente preocupante para as empresas, já que a maioria costuma possuir um grande número de equipamentos que precisam da energia elétrica para funcionar. Por conta disso, a conta de luz acaba se tornando um custo extremamente alto para a manutenção do seu negócio.
Entretanto, existem diversas práticas que podem ser adotadas para reduzir o consumo de energia da sua empresa. Além disso, em alguns casos, simples ações já são extremamente úteis para diminuir os custos com as contas de energia elétrica.
Pensando em lhe ajudar, nós da IMS Power Quality separamos algumas mudanças e estratégias que podem ser adotadas para que a sua empresa alcance o objetivo. Continue lendo e saiba quais são elas.
Realize uma revisão elétrica geral para avaliar o equilíbrio das cargas
Na etapa de instalação da estrutura elétrica na sua empresa, foi calculada a quantidade de carga ideal para todas as fases do imóvel. Contudo, quando você comprou ou locou o empreendimento, provavelmente já deve ter encontrado tudo pronto, sem a chance de poder realizar uma revisão geral nessa distribuição.
Um dos principais problemas, é que principalmente nos imóveis mais antigos, não é incomum encontrar equipamentos antigos e critérios de equilíbrio de carga que já estão ultrapassados. Isso pode acabar resultando no superaquecimento dos condutores.
Além disso, essa sobrecarga pode acabar sendo refletida na outra ponta da conexão elétrica, isto é, em seus aparelhos eletroeletrônicos. Isso fará com que eles tenham sua vida útil reduzida, consumindo mais energia e podem acabar sendo injustamente considerados os “vilões” da sua conta de luz.
Por isso, se os seus condutores estão velhos e o balanceamento de carga foi mal previsto, não existe a possibilidade de reduzir o consumo de energia elétrica, isso porque, sempre haverá muito mais corrente passando pelo condutor.
Por isso, é essencial que você contrate um profissional especializado para medir as cargas e a redistribuição das máquinas em suas salas ou áreas produtivas. Entretanto, lembre-se de pesquisar antes de contratar um profissional e ainda pedir referências, já que uma revisão elétrica é um trabalho que exige muito conhecimento técnico.
Faça adaptações nas dependências físicas da empresa
Vivemos um cenário de muita competitividade, com empresas presas a altos custos para atender às demandas do mercado, diminuir despesas fixas e variáveis.
Um dos principais objetivos é manter o lucro líquido, diminuindo consequentemente o preço final dos produtos aos consumidores. Apesar desta parecer uma conta impossível de fechar, existem algumas alternativas.
No controle de custos a redução da conta de energia é um dos focos prioritários em qualquer empresa brasileira, isso porque, essa despesa pode acabar representando cerca de mais de 40% do custo de produção.
Inicialmente existem diversas reformas estruturais que podem impactar drasticamente a performance da conta de luz na sua empresa. A primeira delas passa pela troca de painéis de disjuntores.
É recomendado substituir as caixas de uso intuitivo (que são destinadas ao uso exclusivo dos eletricistas) por painéis de controle que podem ser usados por qualquer pessoa, com manoplas externas e com pequenos LEDs para indicar quais são as chaves que estão acionadas ou desligadas.
Além disso, essas alavancas devem ser setorizadas e nomeadas por adesivos, para que os locais com trânsito de pessoas sejam iluminados. Dessa forma, a redução do consumo de energia elétrica pode ser alcançada com a participação coletiva.
Saiba como interpretar a sua conta de luz
No faturamento da sua conta de luz, é cobrado a parcela referente ao consumo, além da parcela relacionada ao tributo, que seria o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), na seguinte equação:
Valor da conta
VC= (C x TC) x (1/1-T)
Sendo:
VC = Valor da conta (R$)
C = Consumo (kWh)
TC = Tarifa de consumo (R$/kWh)
T = Tributo (PIS/COFINS e ICMS)
Se você quer entender como diminuir o consumo de energia elétrica da sua empresa, primeiramente precisa compreender como funciona a sua fatura de energia.
Tenha uma rotina de manutenções preventivas nos equipamentos
A manutenção preventiva são as ações de monitoramento e controle que permitem impedir ou reduzir a incidência de falhas. Essas falhas acabam prejudicando o desempenho dos equipamentos. Ao adotar uma rotina, além de diminuir os custos mais elevados, é possível garantir mais economia com os ativos funcionando da maneira correta.
Com isso, você evita os gastos energéticos exagerados por conta dos aparelhos que estavam operando com desajustes. Além disso, ainda aumenta a eficiência, a segurança dos colaboradores e a produtividade operacional.
Invista em equipamentos ecológicos
Mais de 1 milhão de toneladas de lixo eletroeletrônico é gerado só no Brasil todo ano. Essa quantidade pode ser reduzida com as empresas investindo em reciclagem e usando o descarte como matéria-prima para a produção de novos itens.
Além disso, é possível contar com produtos e organizações sustentáveis, que possuem responsabilidade ambiental e geram o menor impacto possível no meio ambiente. Através da redução no gasto de energia, pela diminuição de desperdícios, poluição e geração de lixo.
Já sabia sobre a redução de gastos com energia elétrica para empresas? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado e conheça as opções desenvolvidas pela IMS. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.