No último dia 15/06 o diretor geral da Agência nacional de energia elétrica, André Petitone confirmou os rumores que estavam rodando pelos canais de comunicação. O Brasil está passando por uma crise hídrica que trará um aumento na energia de pelo menos 5% nas contas de luz em 2022.
Segundo notícias, a Aneel também está preparando mudanças que devem deixar a conta de luz mais cara nas próximas semanas, incluindo um aumento de mais de 20% na bandeira vermelha P2, bandeira tarifária com valor mais elevado.
Esse aumento no preço da energia está relacionado com o acionamento das usinas termelétricas (que são mais caras) para preencher a queda de geração das usinas hidrelétricas. Neste momento o Brasil está enfrentando a pior crise de estiagem dos últimos 91 anos, de acordo com as informações que o governo divulgou.
Dessa forma, tudo indica que esse impacto irá chegar nas tarifas residenciais e comerciais no próximo ano. Já os conhecidos como “consumidores livres”, ou seja, as empresas que compram energia diretamente das distribuidoras, devem pagar o adicional ainda em 2021.
Essas informações foram divulgadas durante uma audiência pública que ocorreu na Câmara dos Deputados, própria para debater a crise hídrica, na terça-feira dia 15/06.
Aumento de energia: O custo das usinas termelétricas
Contudo, o acionamento além do previsto das usinas termelétricas, que serão utilizadas para garantir o fornecimento de energia em 2021, irá custar um total de R$ 9 bilhões aos consumidores de energia.
O acionamento adicional das termelétricas já custou R$ 4,5 bilhões entre janeiro e abril deste ano. Entretanto, o governo prevê recorrer à geração térmica adicional até novembro deste ano quando inicia-se o período de chuvas.
Estamos passando por uma séria crise hídrica!
As causas desse aumento de energia são por conta do último período chuvoso, que acabou em abril deste ano, e foi registrado como o mais seco em 91 anos, segundo os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Além disso, de maio a setembro, uma grande parte do Brasil passa pelo conhecido período seco, com chuvas escassas que são insuficientes para o abastecimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que são as responsáveis pela grande parte de geração de energia em nosso país.
Dessa forma, os reservatórios das principais hidrelétricas do país se encontram com um nível abaixo do normal, o que faz com que o governo tome providências acionando mais usinas termelétricas para continuar garantindo o fornecimento de energia. Entretanto, essas usinas costumam custar mais caro e são ainda mais poluentes para o meio ambiente. Como resultado, isso acaba motivando o acionamento das bandeiras tarifárias nas contas de energia.
Entenda como o gerenciamento pode diminuir os seus gastos com energia
Com a gestão de energia elétrica você pode reduzir e controlar os gastos relacionados à energia do seu negócio. Além disso, a gestão de energia não serve apenas para reduzir os gastos na sua fatura no final do mês. Realizando o gerenciamento de energia corretamente você pode:
- Acompanhar o custo de energia por filial, departamento ou linha de produto;
- Diminuir o desperdício operacional;
- Eliminar a incidência de multas por ultrapassagem de demanda ou baixo fator de potência;
- Elaborar laudo para crédito de ICMS;
- Monitorar o consumo de utilidades da planta como água, gás, temperatura, etc;
Para lhe ajudar nesse gerenciamento a IMS Power Quality possui softwares e equipamentos que monitoram de forma ininterrupta, automatizada e em tempo real, sem nenhuma intervenção humana, a sua rede elétrica e os seus gastos.
Além disso, o software possui sistemas de alerta que evidenciam as ocorrências de falhas que podem vir a ser prejudiciais para a instalação ou ultrapassagem da meta de consumo estabelecida.
Neste momento de crise a melhor escolha é tomar todas as medidas possíveis para que você não tenha custos a mais com a energia elétrica. Em momentos como esse também é muito importante que você utilize apenas a energia necessária para que não ocorram desperdícios.
Para mais informações acesse nosso site e converse com um de nossos consultores que irão sanar todas as suas dúvidas relacionadas a gerenciamento de energia. Confira em nosso site os modelos de softwares e equipamentos disponíveis.