Você já conhece o certificado de energia renovável? Os Certificados de Energia Renovável são uma ferramenta para documentar o consumo de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis. Eles são reconhecidos pelas Diretrizes para verificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por aquisição de energia elétrica.
Conheça mais sobre o Certificado de Energia Renovável
Primeiramente, o programa de Certificação de Energia Renovável é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) que buscam estimular o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e que tem um alto desempenho em termos de sustentabilidade. Além disso, o programa conta com duas certificações inter relacionadas, que possuem como objetivo trazer benefícios aos geradores de energia e aos consumidores voluntários de energia renovável.
Saiba como funcionam os Certificados de Energia Renovável
As empresas compram os Certificados de Energia Renovável e a partir disso são abastecidas com a energia da rede local, que costuma ser um “mix” de fontes renováveis (hídrica, eólica e solar) e também as não renováveis (térmicas a óleo, gás ou nucleares).
Em troca as empresas estão investindo na geração da mesma quantidade que está sendo consumida em energia limpa. Dessa forma, elas pegam somente a parte limpa que está colocada no sistema.
Os REC ‘s afirmam que a energia consumida é limpa e rastreável, ou seja, é resultante de uma fonte de energia renovável. Além disso, a energia comprada com esses certificados é usada para neutralizar as emissões indiretas pelo consumo de energia do Inventário de Emissões do GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol.
Os certificados de energia renovável no Brasil
A demanda por Certificados de Energia Renovável vem crescendo cada vez mais no Brasil. Desde março de 2014 já foram transacionados mais de 45 mil REC’s.
Além disso, os empreendimentos que usam energia renovável também registrados na plataforma mundial I-REC, tudo isso por conta de uma parceria que aconteceu recentemente entre o Instituto Totum e Internacional REC Standard.
As características dos Certificados
- Cada certificado representa 1 MWh de energia injetada no sistema. Isto é, um certificado é a prova de que 1 MWh foi injetado no sistema através de uma fonte de geração de energia renovável;
- Existem certificados de energia eólica, solar, hídrica e biomassa;
- Cada certificado possui uma “data de nascimento” nela tem o mês e ano da geração de energia;
- Ao adquirir um certificado o consumidor se apropria daquela energia injetada no sistema;
- Reconhecimento internacional;
- Comprovação do consumo de energia renovável;
- Compensação da emissão de CO2 no consumo de energia elétrica;
- Incentivo ao crescimento das fontes de energia renovável.
Os benefícios que os certificados podem trazer para a sua empresa
As mudanças no clima estão preocupando tanto as empresas quanto os consumidores. Por isso, com o passar dos anos a responsabilidade socioambiental tem se tornado um elemento muito importante para a imagem que as empresas querem passar. Ou seja, utilizar energias renováveis é uma forma de contribuir para a redução das emissões de GEE na atmosfera, além de ser uma maneira de agregar ainda mais valor ao seu produto/serviço.
Para os emissores do certificado, o registro é uma maneira de conseguir uma receita adicional. Essa receita acaba se tornando um incentivo para que o produtor continue investindo na geração de energia renovável.
Para aqueles que adquirem os Certificados de Energia Renovável, os benefícios costumam ser outros. Ou seja, a comprovação da origem da eletricidade que está sendo consumida e a correspondente redução de emissão de gases do efeito estufa são os principais benefícios desses certificados.
Quer saber mais sobre os certificados de Energia Renovável? Entre em contato conosco. Nós possuímos uma equipe de colabores que vão lhe auxiliar em todas as suas dúvidas. Por fim, continue acessando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este.