Como evitar a perda de água
Sabemos que o Brasil ainda tem uma boa capacidade hídrica. Isso porque, a maior parte da reserva de água doce do mundo pode ser encontrada aqui em nosso país. Entretanto, com o crescimento da população, o consumo de água também acabou aumentando.
Por conta disso, algumas regiões do país estão vivendo crises de abastecimento há anos ou então estão sofrendo com a ausência de água em seus reservatórios. Como é o caso do sertão nordestino e de São Paulo. Por isso, a preocupação com o uso eficiente da água está ocupando um lugar de destaque nas estratégias das principais indústrias.
De acordo com a Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria
Diminuir o consumo da água também ajuda a diminuir a exposição das indústrias ao risco próximo da sua finitude e ao racionamento feito pelo Estado. Além disso, o processo produtivo se torna capaz de gerar uma contribuição para a sociedade. Já que aquela água que não está sendo captada pela indústria vai estar disponível para qualquer outro usuário ou para o meio ambiente.
Isto é, nas indústrias na maioria das vezes a água é usada para refrigeração de instalações e equipamentos, limpeza e preparação de produtos, aplicação de tintas e corantes em produtos.
As disponibilidades técnicas e tecnológicas que existem para diminuir o consumo de água, ou até mesmo substituí-la, não são o problema. Um dos maiores desafios da indústria é a viabilidade econômica desse investimento. Que pode acabar variando de acordo com a função da região ou o nível de escassez de água.
Quer saber como evitar a perda de água? Pensando nisso, nós da IMS preparamos um material com algumas dicas para você. Continue lendo e saiba mais!
Mapeamento do uso da água
Primeiramente, antes de qualquer tipo de investimento, é fundamental que seja feito um levantamento sobre o consumo da água na indústria. Para fazer esse levantamento, é necessário ter uma mão de obra qualificada para fazer a manutenção dos equipamentos e o monitoramento de uso dos recursos.
Por exemplo, a instalação de medidores de pressão e de fluxo de água podem acabar ajudando a identificar possíveis vazamentos em tubos, juntas e válvulas. Além disso, a simples instalação de torneiras com arejadores, tem a função de misturar o ar e a água. Diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume, essa prática pode diminuir o consumo de água em até 80%.
Você ainda deve estipular metas para a redução do consumo e criar uma cultura entre os seus colaboradores lembrando sempre sobre a importância da economia. Uma ótima dica é criar premiações para aqueles funcionários que sugerirem soluções que sejam inovadoras para diminuir o consumo de água na empresa.
Solução a gás
O dióxido de carbono conhecido popularmente como “gelo seco” e pode ser um excelente substituto da água na limpeza de máquinas e equipamentos industriais. O jateamento com gelo seco, é uma ótima opção. Já que é um processo super eficiente e viável para fazer a remoção de tintas, óleos, graxas, poeiras e diversas outras substâncias.
Além disso, esse processo conhecido por não deixar resíduos, além de não ser abrasivo e nem conduzir a eletricidade. Essa solução ainda reduz o consumo de água e ainda pode facilitar a logística da operação. O que evita a necessidade de desmontar maquinários inteiros para que a limpeza seja feita.
Reutilização da água
Nem todos sabem, mas é incorreto dizer que todos os processos industriais precisam do uso de água potável. Por isso, sempre que possível tente usar água não potável na sua empresa. Você pode reutilizá-la no sistema de combate a incêndios ou no ajuste de pH, por exemplo. Além disso, coletar a água da chuva também é uma ótima forma de reaproveitar o recurso.
Você também deve adotar medidas para que a água seja reaproveitada mais de uma vez em diferentes processos industriais. Segundo a CNI, setores como o siderúrgico, automobilístico e de máquinas e equipamentos conseguem reutilizar mais de 90% da água que acabam consumindo.
Além disso, uma outra ótima opção é a instalação de torres de refrigeração para a reciclagem. Elas devem ter um circuito de refrigeração eficiente para conseguir economizar até 25% do consumo total.
Tratamento de água
É extremamente comum que a indústria devolva para a natureza a maior parte da água que consome. Por isso, é muito importante que exista um sistema de tratamento antes do descarte. Ou seja, alguns setores conseguem devolver para o ambiente a água mais limpa do que quando retiraram. Por exemplo, o dióxido de carbono está se tornando uma solução ecológica para o tratamento de água e de efluentes. Sendo uma alternativa para os ácidos minerais. O que substitui produtos químicos usados na redução de pH, com uma maior precisão e sem prejudicar o meio ambiente.
Agora que você já sabe como evitar a perda de água. Caso precise de alguma ajuda fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.