Gerenciamento de energia no verão é possível?
O verão é a estação mais quente do ano, o que acaba ajudando com o aumento no consumo de energia. Diversas ações que tomamos nessa época do ano acabam trazendo consequências negativas tanto para o meio ambiente quanto para o nosso bolso. Ou seja, saber economizar energia no verão é super importante tanto para controlar os gastos quanto para reduzir impactos ambientais. E por isso é muito comum se perguntar se gerenciamento de energia é possível no verão.
Saiba a importância do consumo consciente, como economizar energia no verão e porque realizar um gerenciamento de energia. Continue lendo e confira!
A importância do consumo consciente de energia elétrica
Mesmo acontecendo discussões frequentes sobre a importância de adotar hábitos sustentáveis, muitas pessoas ainda não se ligaram sobre a verdadeira importância de diminuir o desperdício. Isso acaba acontecendo por conta da desinformação que essas pessoas tem sobre os efeitos provocados pelo alto consumo de energia.
Para que a energia elétrica seja formulada e chegue até sua casa ou empresa são necessárias várias etapas. Podemos resumir o processo em três etapas: Geração, transmissão e distribuição. Em todas elas acontece algum tipo de consumo de recursos naturais.
A construção de hidrelétricas na etapa de geração, por exemplo, aumenta o desperdício de água, a destruição da fauna e da flora, assim como, mudanças no curso dos rios e, em alguns casos, ocasiona a retirada de comunidades do local de construção de barragens.
Ao adotar o consumo consciente reduzimos os impactos causados ao meio ambiente, além de economizar . Isso aderindo práticas simples, mas que acabam fazendo toda a diferença.
Economizando energia no verão
No verão, eletrodomésticos como o ar condicionado estão constantemente ligados aumentando o consumo de energia. Entretanto, algumas práticas podem controlar para garantir uma economia sem abrir mão do conforto. Conheça algumas delas:
Não faça uso excessivo de eletrodomésticos
É fato que alguns eletrodomésticos precisam ficar ligados diariamente. Entretanto, existem algumas atitudes, que mesmo sendo simples, ajudam a fazer a diferença na economia dos gastos em sua fatura no final do mês, são elas:
● Chuveiro: O chuveiro é um dos principais vilões no consumo de energia. Dessa forma, mantenha ele desligado enquanto se ensaboa, e no verão, aproveite para utilizar ele desligado;
● Ferro de passar roupa: O ferro é um dos eletrodomésticos que precisa de um tempo para esquentar. Ou seja, realizar esse processo várias vezes por dia vai aumentar o seu consumo de energia. Por isso, se possível o ideal é passar todas as peças de uma só vez;
● Eletrodomésticos em stand by: Sempre mantenha desligado o stand by, por mais que isso pareça uma prática simples desligar o stand by de aparelhos como microondas e TV, diminui o consumo de energia. Isso acontece porque quando eles estão ligados na tomada alguns componentes internos acabam ficando em funcionamento sem nenhuma necessidade. Já os computadores devem ser desligados sempre que ficarem mais de 2 horas sem serem utilizados, e o monitor a partir de 15 minutos;
● Geladeira: Sempre que possível evite ficar abrindo e fechando a geladeira com frequência, já que além de estragar a borracha da porta, isso permite que o ar quente entre fazendo com que o aparelho gaste ainda mais energia para manter a refrigeração. Por isso, quando for se alimentar pegue tudo que precisa de uma só vez;
● Máquina de lavar roupa: Para não desperdiçar água e ao mesmo tempo energia, se possível coloque uma quantidade maior de roupas sujas, para aproveitar mais a lavagem.
Troque o ar condicionado pelo ventilador
Por conta das altas temperaturas que o verão proporciona, o uso de ar-condicionado nesta época do ano acaba se tornando muito comum. Para ajudar na economia de energia, o ideal é que esses aparelhos sejam substituídos por ventiladores.
Para aqueles que gostam de um ambiente mais frio, você pode deixar o ar condicionado ligado por pouco tempo apenas para refrescar o ambiente, e em seguida, utilizar o ventilador para manter o clima agradável. Você também pode utilizar a ventilação natural, que costuma ser muito mais saudável (já que os aparelhos costumam acumular poeira, causando alguns danos ao sistema respiratório), reduzindo ainda mais o consumo de energia elétrica.
Aproveite a luz natural
Da mesma forma que a ventilação natural, você também pode aproveitar a luz natural durante o dia. Por isso, mantenha as janelas e cortinas bem abertas para evitar o uso de lâmpadas e deixar o espaço ainda mais iluminado.
Caso as lâmpadas sejam realmente necessárias, o ideal é que as incandesentes sejam substituídas pelas lâmpadas fluorescentes, já que o consumo delas é menor. Entretanto, as lâmpadas de LED são consideradas a melhor opção, já que são muito mais econômicas e oferecem uma maior durabilidade.
Gerenciamento de energia
Ao adotar um software de gerenciamento de energia você terá como um dos principais diferenciais o monitoramento de consumo. Além disso, o monitoramento é feito de maneira ininterrupta, automatizada e em tempo real.
Os softwares de gerenciamento de energia automatizam e facilitam a gestão do seu consumo de energia, tornando as decisões ainda mais seguras. Além disso, o sistema possui alertas que servem para avisar caso apareçam anomalias, falhas ou desvios.
Ao utilizar um software de gerenciamento de energia você estará reduzindo a sua conta de energia elétrica e estará aumentando a sua eficiência energética.
Leia mais em: PowerMANAGER IoT: Software para gerenciamento de energia
Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.