Em 2021 o Brasil passou pela maior crise hídrica em 91 anos. Essa grande estiagem continua afetando a energia em 2022, com o aumento da fatura de energia para retomar as perdas da crise. Isso pesa muito no bolso do brasileiro, e já virou rotina cuidar com o consumo de energia e o seu desperdício com a escassez hídrica. Mas você sabia que existem alternativas que podem otimizar o seu consumo energético além da economia de energia? Continue lendo e descubra como o monitoramento pode contribuir nesse cenário!
Como a crise de escassez hídrica de 2021 afetou o consumo energético?
Entre agosto de 2020 e setembro de 2021 ocorreu uma crise hídrica histórica, com os principais reservatórios do Brasil apresentando seus menores níveis desde 2015. No fim de 2021, as chuvas melhoraram esse quadro, mas ainda assim a situação é tensa para o setor elétrico. A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) declarou que, em 2022, essa condição ainda demandava atenção, e mesmo com as melhorias nas tarifas no início desse ano, a previsão é de piora nesses próximos meses.
O que acontece é que, após as medidas para melhorar os efeitos da crise do ano passado, o reajuste agora vem com a justificativa de demandar pelas perdas desse último ano. Essas novas tarifas afetam e muito o gasto energético do brasileiro, que continua sofrendo com o custo elevado na energia, e não vê previsão de melhora.
Como otimizar o consumo de energia?
Com essa situação, todos procuramos meios de melhorar o consumo de energia elétrica, e diminuir na conta. Para os empreendedores isso é ainda mais preocupante, já que um dos custos que mais pesam no caixa das empresas é a energia.
Assim, procurar maneiras de otimizar o consumo de energia elétrica está no topo das atividades para empresas que procuram fazer de seu negócio mais rentável. A tática mais óbvia é melhorar a economia de energia, mas como fazer isso sem prejudicar a qualidade ou quantidade de sua produção?
O monitoramento de energia pode ser a resposta! Para ajudar você a entender essa estratégia, separamos dicas de como ele pode otimizar seu consumo e como aplicar ele no seu sistema energético.
Monitoramento de energia
O monitoramento de energia é uma estratégia muito positiva para a sua economia, e pode ser aplicado sem necessariamente diminuir os gastos da sua demanda em si. Com o monitoramento, você constrói uma consciência quanto a o que está sendo gasto, e pode descobrir fugas de energia e maneiras de melhorar seus gastos. Com isso, se cortam gastos desnecessários, e se diminui o custo da energia sem afetar sua produção. Dessa maneira, o monitoramento de energia pode ser uma alternativa muito eficaz para enfrentar a escassez hídrica.
Como aplicar o monitoramento de energia em um sistema?
Para fazer o monitoramento de energia de maneira prática, você pode utilizar analisadores ou multimedidores de energia elétrica. Esses aparelhos automatizam os processos de monitoramento, fazendo sua medição e análise automática e estrategicamente. Assim, eles garantem praticidade, rapidez e confiabilidade nesse processo. Além disso
Os multimedidores de energia elétrica são dispositivos que medem e controlam o consumo de energia elétrica em todo tipo de instalação. Essas medições podem ser exibidas no próprio equipamento ou acessadas virtualmente, dependendo do aparelho, garantindo um acesso automático e fácil nesse monitoramento.
Além disso, com os analisadores de energia, você consegue verificar os distúrbios na qualidade da energia elétrica, evitando prejuízos para a sua empresa. Esses dispositivos, assim como os multimedidores, podem ser aliados na economia da energia elétrica. Eles podem ser utilizados para avaliar diversas características de seu sistema, como padrões de tensão e corrente. Dessa maneira, você garante que a qualidade da sua energia está sendo exercida de maneira correta, evitando prejuízos como a má operação ou insuficiência de um sistema de energia elétrica.
Se você se interessou pela estratégia do monitoramento de energia para otimizar seu consumo de energia e enfrentar a escassez hídrica, não se esqueça de garantir equipamentos confiáveis! Para isso, você pode contar com a linha de Multimedidores e Analisadores da IMS.
Com nossos produtos, você aplica em seu sistema dispositivos de qualidade e de última geração no mercado. Ainda, você conta com uma empresa que se preocupa com seus clientes, e garante uma série de benefícios e um suporte técnico para os aparelhos, tanto em sua instalação quanto em seu uso.
Acesse nosso site, e procure as melhores soluções para você! Além disso, você pode conferir nossas redes sociais e nosso blog, para acessar ainda mais conteúdos sobre energia elétrica e seu gerenciamento.