Sistema de gerenciamento IMS: Redução de custos e economia operacional
Basicamente o conceito de eficiência energética tem como base o uso racional da energia e sua origem vem das ciências físicas. Ou seja, a eficiência é a relação entre a energia usada por aparelhos, equipamentos, máquinas e instalações, e a energia disponibilizada a eles.
Quer saber mais sobre sistema de gerenciamento de energia e a redução de custos e economia operacional? Continue lendo e saiba mais!
Eficiência energética
A eficiência energética busca otimizar o aproveitamento das fontes de energia para diminuir custos e colaborar com o meio ambiente. Ou seja, isso significa realizar os mesmos processos utilizando menos recursos.
Entretanto, através da eficiência energética só é possível mensurar e acompanhar o potencial de redução em todos os quesitos. Por isso, é extremamente importante realizar o gerenciamento de energia em qualquer processo de eficiência energética.
Ao realizar um gerenciamento de energia você faz mais com menos
O primeiro passo para você realizar um gerenciamento de energia é olhar para dentro da sua empresa e refletir sobre o processo operacional e produtivo. A partir dessa etapa, você vai conseguir entender quais aspectos são necessários para o aperfeiçoamento e a modernização.
Além disso, a eficiência do processo operacional está totalmente ligada a qualidade e o preço final do produto ou serviço no mercado, isto é, cada negócio deve ofertar um produto ou serviço que seja superior ao dos concorrentes e com um preço muito mais atrativo. Por isso, investir em tecnologia de gerenciamento e automação pode ser a chave de sucesso para esse objetivo.
As vantagens de um software de gerenciamento
Monitoramento de consumo
É muito importante que você realize o monitoramento contínuo e sistemático dos consumos de energia elétrica e demais grandezas de utilidades como água e gás, por exemplo. Esse monitoramento irá permitir que seja possível enxergar as curvas de consumo e consiga obter uma massa de dados mais consolidada, o que vai permitir que o gestor possa tomar decisões mais estratégicas para ter uma operação muito mais segura e baseada na realidade dos perfis de consumo.
Além disso, o monitoramento de consumo permite conseguir de uma forma simples e muito mais objetiva que você consiga visualizar novas oportunidades de redução por meio de análises gráficas que vão estar disponíveis no software.
É possível reavaliar com frequência os custos e lucros
A energia elétrica costuma ser um fator decisivo na precificação de um produto. Uma ferramenta de gerenciamento de energia vai permitir que você realize o monitoramento das grandezas de consumo, além de permitir que seja possível realizar várias análises financeiras de acordo com os seus consumos monitorados. Desde a simulação de faturas, considerando as tarifas de energia atuais, até estipular e acompanhar a evolução de metas de consumo, além de fazer comparações entre os enquadramentos tarifários diferentes e simular os resultados financeiros coletados em cenários de contratação de energia no mercado cativo e no mercado livre.
Evite possíveis desperdícios
De acordo com a Confederação Nacional de Indústrias, 50% do custo de energia no setor vêm dos motores elétricos, sistemas de refrigeração, iluminação e ar comprimido. Apesar de serem funcionais, muitas vezes esses sistemas e cargas podem estar desperdiçando energia sem que ninguém consiga perceber. Um exemplo que acontece com bastante recorrência é a utilização de maquinários velhos e desatualizados, isso porque, em comparação com as máquinas que são mais atuais, os equipamentos antigos acabam consumindo muito mais energia para produzir a mesma quantidade.
Desperdícios de energia que podem ser evitados
- Manter os motores elétricos de determinadas máquinas energizados, mesmo que o maquinário não esteja operando;
- Não desligar os circuitos de iluminação durante os períodos dispensáveis;
- Habilitar o start de 100% do sistema de refrigeração sem uma referência de temperatura ideal.
Invista em boas ferramentas de gerenciamento de energia
Ter uma boa ferramenta de gerenciamento de energia vai lhe ajudar a realizar o monitoramento de diferentes variáveis, auxiliar na redução dos consumos realizando o controle automático de cargas. Além disso, através dessa função, o sistema conseguirá realizar ações como o ligamento e desligamento automático e segmentado de cargas específicas para eliminar os picos de consumo.
Ou seja, todas essas funções possuem como objetivo impedir os desperdícios de energia e manter os perfis de consumo dentro dos limites que foram pré-estabelecidos.
Sistema de gerenciamento IMS
Para as indústrias existe a opção de implementar um software de gerenciamento de energia. Que monitora toda a produção da indústria e ainda automatiza o consumo energético por meio de avaliações. O PowerMANAGER IoT é capaz de emitir relatórios gerenciais, fornecer indicadores estratégicos, definir cargas e setores, efetuar planos e ainda reeducar o processo produtivo.
O PowerMANAGER IoT tem como objetivo facilitar o trabalho do gestor integrando diversas ferramentas que produzem relatórios com diagnósticos e acompanhamento em tempo real do consumo de energia e do fator de potência. Além disso, ao integrar a rede de dados ao sistema ele permite que o responsável pelo gerenciamento da indústria consiga acessá-lo em qualquer lugar, o que torna o monitoramento a distância possível.
Ao utilizar o sistema de gerenciamento da IMS a qualidade da energia que você utiliza se tornará muito melhor. Além disso, as máquinas e equipamentos vão conseguir muito mais com menos energia, aumentando ainda mais a eficiência da sua empresa.
Quer saber mais sobre o sistema de gerenciamento da IMS? Entre em contato conosco. Nós possuímos uma equipe de colabores que vão lhe auxiliar em todas as suas dúvidas. Por fim, continue acessando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este.