A redução dos custos com energia elétrica é tema recorrente dentro das empresas, que têm como desafio promover a economia mantendo a operação. Segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), em 2017 a energia elétrica do Brasil já era a sexta mais cara do mundo. A FIRJAN mostra ainda que a energia elétrica é o principal insumo em 79% das empresas do setor industrial, representando mais de 40% dos custos de produção em alguns segmentos. Entretanto, é nesse contexto que um sistema de gestão de energia surge como uma ferramenta fundamental para redução destes custos.

A gestão de energia elétrica

A Gestão de energia consiste no monitoramento de parâmetros elétricos de uma instalação para análise e tomada de decisão em relação ao quanto e como se consome energia. Entretanto, através da gestão poderão ser tomadas medidas preventivas e corretivas para aumento da eficiência energética.

Sistema de gestão de energia elétrica

Sistema de gestão de energia elétrica é uma plataforma que automatiza o registro de parâmetros elétricos e oferece recursos para análise de dados. Dessa forma, o sistema geralmente é composto por equipamentos de medição, conversores ou transmissores de sinal e uma plataforma para armazenamento e análise. Além disso, após implantado, o sistema permitirá:

  • Analisar tendências e anomalias relacionadas ao consumo de energia;
  • Identificar o nível de eficiência de determinado equipamento/área;
  • Medir e verificar o impacto de ações/projetos para economia de energia;
  • Geração de relatórios para conformidade e certificação;

Software de gestão de energia

O software é o principal componente do sistema de gerenciamento. Dessa forma, ele deve oferecer de forma simples e rápida relatórios gerenciais que apresentem indicadores estratégicos aos gestores, trazendo uma visão coesa sobre o desempenho energético da planta e apontando os obstáculos operacionais, tornando a tomada de decisão muito mais assertiva. Dessa forma, alguns recursos, comuns a maioria dos sistemas, podem ser listados:

●        Sistemas de alerta; Avisam as ocorrências de anomalias, falhas e desvios em indicadores relevantes.

●        Gestão de faturas; Os softwares são capazes de fazer de forma automatizada, a coleta, processamento e auditoria para a validação de faturas.

●        Simulação de cenários; O histórico de consumo registrado pelo sistema possibilita projeção de cenários, dando mais segurança na hora de traçar o perfil de uso dos equipamentos, definir o melhor enquadramento tarifário, escolher o ambiente para a contratação de energia, entre outras decisões. 

●        Medições segmentadas; Medições individualizadas, por lojas, setores ou unidades de negócios, tornando possível comparar performance e desempenho, acompanhar metas de redução e direcionar ações de eficiência energética. 

PowerMANAGER IoT 

O PowerMANAGER IoT é a plataforma para gerenciamento de energia e utilidades da IMS. A sigla IoT se refere à internet das coisas, ou seja, uma interface de transmissão de dados via internet. Contudo, isso torna possível o acompanhamento remoto, de qualquer lugar do mundo em qualquer horário. Entretanto, por ser uma plataforma web, também não é necessário alocar computadores ou servidores para instalação.

Além de oferecer todos os recursos citados acima, traz diversos gráficos e relatórios adicionais.

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.