Consultor: saiba as formas de baixar o consumo de energia para seus clientes.

Reduzir o custo de energia elétrica é uma tarefa muito difícil, uma vez que nós dependemos dela no dia a dia e usá-la de forma econômica, por vezes, não é o suficiente.  Por isso, os custos com energia ficam mais elevados do que o esperado, assim proporcionando despesas operacionais que poderiam ser evitadas.

Dessa forma, é preciso procurar auxílio de um profissional para entender qual é a melhor forma de controlar os gastos, tanto em uma empresa quanto em uma residência comum. E é aí onde entra a figura do consultor de energia, que pode ser um consultor, eletricista ou engenheiro elétrico. 

O eletricista é o profissional mais procurado quando o assunto é “economia de energia”. São pedidas dicas, opiniões ou até mesmo soluções cabíveis para o caso. Entretanto, não são todos os profissionais que têm conhecimento o suficiente para resolver esse problema.

Portanto, caso você seja um consultor e precise baixar o consumo de energia para seus clientes e não sabe como ou não entende nada sobre economia de energia, confira as dicas da IMS que vão te ajudar a solucionar qualquer questão dos seus clientes. 

Consultor: como baixar o consumo de energia para seus clientes

Utilização consciente

Um dos pontos principais para a economia de energia é a utilização consciente. Não estamos dizendo para você adaptar a empresa do seu cliente a uma energia sustentável – apesar de ser uma opção muito positiva para o caso. E, sim, adequar a energia a um uso racional e responsável, que utilize apenas o necessário para as operações rotineiras.

Ao invés de usufruir da energia de modo demasiado, ou seja, sem limite algum, você pode optar por aconselhar a um uso racional que atinja a demanda energética necessária para produzir, mas sem exageros e desperdícios. 

Educação dos colaboradores 

Para começar o processo de mudança, é preciso educar as pessoas que trabalham no local, uma vez que nada adianta você como profissional dar o seu melhor e o restante não. Mas é claro que essa parte depende muito do responsável pela empresa. Portanto, converse com ele e o incentive a dialogar com os colaboradores.

Infraestrutura 

Uma infraestrutura sem manutenção pode causar inúmeros prejuízos, visto que as máquinas e equipamentos podem superaquecer e gerar perdas de energia. Dessa forma, na hora da instalação da infraestrutura é preciso ter um olhar crítico durante o processo, pois será preciso ver os possíveis problemas futuros e evitar que eles ocorram.

Atualização dos equipamentos

Atualizar os equipamentos é um passo importantíssimo para o pleno funcionamento e produção. Desse modo, procure sempre deixar o cliente ciente de que é preciso trocar os equipamentos para os mais modernos, uma vez que utilizar máquinas muito velhas pode ocasionar em um gasto excessivo de energia. 

Como também, é fundamental realizar manutenções frequentes nos equipamentos já atualizados, só assim será possível garantir um bom funcionamento e uma alta durabilidade.

Pico de consumo de energia

Existe um horário onde há um pico extremo de consumo de energia. Geralmente ele ocorre entre às 17h e 22h. Portanto, durante essas horas, é preciso ter cuidado e não utilizar energia nesses momentos porque a tarifa tende a ser mais cara. 

Assim, converse com o seu cliente e explique a situação. E aconselhe, se for conveniente, a criar um horário mais flexível para que as produções não funcionem nessas horas, principalmente se o cliente for uma indústria que funciona 24h. 

Aparelho para redução do consumo de energia

Uma das formas mais relevantes e eficazes de reduzir o consumo de energia é utilizar um aparelho específico para isso, são os chamados controladores. Eles são feitos para controlar o uso de energia e demanda evitando o pagamento de multas pela ultrapassagem de demanda contratada ou pelo baixo fator de potência.

Ele controla de forma automática o uso energético do local e sinaliza quando apresentar um alto consumo de energia. Com isso, a empresa do seu cliente estará sempre ciente do consumo energético utilizado e é possível até mesmo descobrir problemas como o gasto de energia elétrica sem consenso. Ou seja, quando uma máquina está gastando energia sem necessidade. 

Esses controladores você encontra aqui na IMS. Em nosso site, terá as seguintes opções: 

  • Controlador de Fator de Potência: Smart CAP 200;
  • Fator de Potência: Smart CAP 485;
  • Controlador Fator de Potência: Smart CONTROL PF;
  • Controlador de Demanda: Smart CONTROL D.

Para saber mais informações sobre os controladores acima ou até mesmo tirar alguma dúvida sobre o assunto, acesse o nosso site e converse com um de nossos profissionais. Como também, nos siga nas redes sociais para acompanhar notícias, dicas e novidades sobre tudo que envolve a energia elétrica. 

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.